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Data 06/03/2014

 

 

Os Correios rumo ao futuro

 

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.

A empresa tem uma importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere 54,3% da receita com os serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais.

Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta, para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais competitivo. É o caso do Sedex, criado em 1982, que se tornou um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil.

Donos do monopólio da entrega das correspondências no Brasil, os Correios agora tentam diversificar as fontes de renda para driblar a queda no volume de cartas enviadas. Uma delas será as vendas de produtos relacionados à telefonia celular no Brasil, com início até novembro de 2014. A guinada transformará as mais de 7 mil agências em quiosques que venderão lado a lado aparelhos de celular, envelopes, cartões de recarga e selos, além de funcionar como balcão de atendimento.

Por isso, a estatal, que já atua na área financeira, com o Banco Postal, com a entrega de encomendas e no setor logístico, resolveu passar a atuar também nas telecomunicações.

Para viabilizar essa operação, os Correios firmaram um acordo com a holding do Grupo Poste Italiane, o serviço de correio da Itália, com a qual formará uma joint venture. A empresa ainda não tem nome definido.

A entrega de cartas, que responde por cerca de 50% do faturamento, é vista como negócio em declínio e a dependência dela é chamada de vulnerabilidade postal.

 

Telegrama pelo celular

O envio de telegramas pelo celular funcionará como se fosse um e-mail, com campos para inserir o endereço de destino e o texto da mensagem. Hoje já existe esse serviço pela internet, mas o cliente tem que colocar o número do cartão de crédito. Quando for pelo celular, se for pré-pago, por exemplo, vai descontar o valor do serviço do saldo dele. Se for pós-pago, e ele tiver conta no Banco Postal, poderá debitar na conta dele.

 

Outra novidade: SMS dos Correios

 

Começará a funcionar em maio o sistema de envio de SMS dos Correios, que, em um primeiro momento, será usado para avisar que uma correspondência foi entregue, mas, no futuro, servirá até para alterar a data e o local em que cartas e encomendas devem chegar.

Atualmente, o sistema está em fase de piloto. Por meio do site, os interessados em rastrear alguma correspondência pelo site dos Correios são convidados a cadastrar o número de celular para que sejam avisados via SMS quando a entrega chegar ao destino.

Quando o sistema for lançado em maio, o cadastro dos números de celular será feito diretamente na agência, no momento em que um pacote ou correspondência for postado.

Isso permitirá não só que o remetente saiba quando seu despacho foi entregue, mas que o destinatário seja informado de que receberá uma correspondência e a previsão da data de recebimento, além de ter ciência de quando ela foi deixada em sua casa.

Para que o sistema entre em operação, os Correios darão início antes à segunda fase da distribuição de smartphones a carteiros. Segundo a estatal, até o fim do segundo semestre deste ano todos os 58 mil profissionais responsáveis pelas entregas estarão com o aparelho nas mãos. Para aumentar a segurança, os smartphones possuem um sistema que os inutiliza caso sejam roubados.

 

Fontes: G1 – Globo.com e Terra Tecnologia

 

 

RODRIGO LAULETTA PEREIRA

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